Desperta Ceará

Estudos

 

         O Mistério das Sete Etapas da Igreja

Este estudo tem como objetivo trazer a luz um dos grandes mistérios do livro do Apocalipse e Novo Testamento.
Serão apresentados todas as teses e propostas sobre este tema e verificaremos ponto a ponto a sua inconsistência. O processo se dará através de uma pedagogia sistemática dando a conhecer as mais poderosas ferramentas da hermenêutica bíblica, conhecidas como: As Chaves da Ciência. Elas serão utilizadas na abertura deste grande mistério bíblico, cujo desenvolvimento irá nos demonstrar os fundamentos bíblicos e históricos , mostrando que os capítulos 2 e 3 do Apocalipse 2 já são história do passado. Como prioridade maior deste estudo, temos a demonstração de que há um programa divino em pleno andamento. Este estudo colocará o estudante em dias referente ao Programa Divino, atualizando-o em tempo presente.
Introdução
Certamente, o livro do Apocalipse é um livro misterioso e de difícil entendimento, porém paradoxalmente é o único livro da bíblia que contém uma promessa textual para quem o lê, para quem o escuta, para quem o guarda e certamente para quem o entende.

Aferição Bíblica
Apocalipse 1-3 – “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Vemos que há uma bem-aventurança para aqueles que se interessam por este livro; Por que este livro é tão importante? Porque nele estão contidas as coisas do passado, presente e futuro, noutras palavras está contida a história humana do ponto de vista divino e em especial a história dos filhos de Deus.

Aferição Bíblica
Apocalipse 1.19 – “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são , e as que hão de acontecer depois destas.”
Também verificamos nas páginas deste livro, a utilização contínua do verbo “Conhecer” ou “Mostrar” dando-nos a entender que é do interesse do seu autor que o conteúdo, seja conhecido.
Aferição Bíblica
Apocalipse 1.1 – “Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar…“…Sobe para aqui, e te mostrarei…” (Apocalipse 4.1.b)
“… Enviou o seu anjo, para mostrar…” (Apocalipse 22.6.b)

A História

As sete etapas da igreja gentia tornam-se evidentes, em diversos textos do livro do Apocalipse.

Aferição Bíblica
Apocalipse 1.11 – “O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna ,Pérgamo, Tiatira , Sardes, Filadélfia e Laodicéia.”

Chave da Ciência Nº 1: Quando algo ou alguma coisa é importante no programa divino, Deus fala bastante sobre isso, utilizando diversos nomes para o mesmo assunto ou tema.

Aferição bíblica
Hebreus 12.22-23 – “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.”
Aqui temos 7 títulos diversos, mas todos referem-se à uma só coisa importante para Deus, aqui está falando de pessoas que através das gerações são chamados e reunidos na igreja do Senhor Jesus Cristo, outro exemplo evidente desta chave se encontra em Apocalipe 20.2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos. Aqui temos quatro nomes distintos para uma só personagem.

De posse desta Chave da Ciência, poderemos abrir o grande mistério das sete etapas da igreja.
Encontramos nos capítulos do 1-5 de Apocalipse, estas afirmações:

  • “As setes igrejas…” – Ap. 1.11
  • “Vi sete candeeiros de ouro…” – Ap. 1.12
  • “Tinha na mão direita sete estrelas…” Ap. 1.16
  • “Quanto ao mistério das sete estrelas…” – Ap.1.20
  • “Ao sete candeeiros de ouro…” – Ap. 1.20
  • “As setes estrelas…” – Ap. 1.20
  • “São os anjos das sete igrejas…” – Ap. 1.20
  • “E os sete candeeiros são as sete igrejas…” – Ap. 1.20
  • “Os sete espíritos de Deus…” – Ap. 3.1
  • “Ele tinha sete chifres…” – Ap. 5.6
  • “Bem como sete olhos…” – Ap. 5.6
  • “Os sete espíritos de Deus enviados por toda terra…” – Ap. 5.6

Aqui verificamos uma permanente repetição de sete coisas distintas: Estrelas, candeeiros, anjos, igrejas, olhos, chifres, espíritos. Utilizando a Chave nº 1 , apredemos que, quando algo é importante no programa de Deus, ele fala muito sobre isso, utilizando diversos nomes ou títulos, os quais se referem a um único assunto, visto de diversos ângulos.
Você perguntará, por que fala em estrelas, candeeiros, anjos, igrejas…e todas outras coisas? Para responder aprenderemos a utilizar a “Chave nº 2″.

Chave da Ciência Nº 2: Deus utiliza figuras totêmicas* para se referir a pessoas.
*Figuras totêmicas – são coisas da natureza, do reino mineral, vegetal e astronômico.

Aferição bíblica:
Atos 4.11 – “Este Jesus é pedra…”
Judas 12:13 – “Estes homens são como rochas submersas…nuvens sem água…árvores…duplamente mortas…ondas bravias do mar…estrelas errantes…”
Filipenses 2:15 – “No qual resplandeceis como estrelas no mundo…”
Deuterronômio 12:4 – “Os que há muitos conduzirem à justiça resplandecerão como as estrelas…”
João 15:1 – “Eu sou a videira verdadeira, meu pai é o agricultor…”

Você sabia que mar ou muitas águas simboliza pessoas?
“Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz, que se acha sentada sobre muitas águas.” (Apocalipse 17.1.b)
“Falou ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.” (Ap. 17.15)

Definição

As sete igrejas que estão na Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodícéia são sete etapas, eras ou períodos que ocorreriam na história da igreja e os sete anjos das sete igrejas são sete homens ungidos que apareceriam na história da igreja.
Alguém alegará: Haviam sete cidades literais na Ásia onde existiam estas igrejas nominais. Correto, porém na Ásia, haviam mais de mil igrejas nessa época. Então por que aparecem somente essas sete igrejas? Para responder esta pergunta deveremos conhecer a “Chave nº 3”.

Chave da Ciência Nº 3: No significado de um nome de uma pessoa ,cidade ou nação podem está representados acontecimentos que ocorreram no decorrer da história.

Aferição bíblica:
Gênesis 25:26 – “Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó…”
Jacó significa usurpador e você vê que esse foi o caráter de Jacó durante toda sua vida até que o anjo lhe mudou o nome:
Gênesis 32. 27-28 – “Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”

Veja que mudança da água para o vinho de Jacó (usurpador), para Israel (príncipe com Deus) e isto nos ensina que no nome Jacó estava escondendo um período ou etapa de sua vida, até mudar de nome, onde mudou a sua condicão. Temos múltiplos exemplos desta chave, por exemplo: de Saulo de Tarso (nome de rei) para Paulo que significa pequeno, nome apropriado para nova etapa em que ele estava vivendo. De Abrão para Abraão, de Sarai para Sara, de Simão para Pedro.
Veja se não há um nome mais apropriado para o sistema do mundo? Babilônia que significa Mãe das meretrizes e das abominações da terra (Apocalipse 17.5).
Este é o motivo pelo qual somente sete igrejas da Ásia são utilizadas como tipos e figuras das etapas, pelas quais passaria a igreja na sua trajetória pela terra.

Éfesos – este nome significa desejável
Esmirna – este nome significa amargura
Pérgamo– este nome significa união
Tiatira – este nome significa sacrifício
Sardes – este nome significa remanescentes
Filadélfia – este nome significa amor fraterno
Laodicéia – este nome significa guiada por leigos

Portanto em cada nome estava escondido a característica principal de um período da igreja.

A Chave nº 4 nos ajudará a entender melhor esta realidade.

Chave da Ciência Nº 4: Antes de Deus realizar algo no meio do seres humanos, primeiro ele coloca o tipo, figura, símbolo, ou sombra da realidade.

É como um engenheiro que antes de construir algo, primeiro monta um protótipo, um modelo, uma maquete, a qual é uma miniatura em escala da realidade.

Aferição bíblica:
Colossenses 2.16-17 – “Ninguém, pois vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.”

—————————————————————————————————————————————————————

Verdade esquecida e mal interpretada.

 

 

 

 

 

  • Mateus 28. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
    Graças a Deus(Jesus) que nos não ficaremos na escuridão.Observe o detalhe tão pequeno mas tão importante,pois sem ele nos estamos perdidos,ele disse, Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,ele não disse batizar,pai filho e espírito santo,e sim disse, Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,onde esta o erro das religiões?justamente no mais importante detalhe que foi deixado para traz,mas não pelos verdadeiros cristãos,mas pela falsa igreja,propositadamente para que a verdade da bíblia não prevalecesse ,mas a verdade e o amor de Deus(Jesus)prevalecem sempre.
  • Você notou onde esta o erro?vamos ver a luz da bíblia,Deus recebeu um nome quando o anjo Gabriel disse a Maria que colocasse o nome do salvador,do redentor,qual foi esse nome? Foi Jesus,como sabemos que Jesus é o nome de Deus?muito simples,vamos ver no evangelho de João capitulo 1, No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    Ele estava no princípio com Deus.
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
    E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
    Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
    Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
    Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
    Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
    Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
    Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
    Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
    E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
    João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
    E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
    Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
    Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
    O verbo era Deus,e o verbo se fez carne,quem se fez carne?O verbo que era Deus,vemos ai o próprio Deus se fazendo carne em quem e onde?no ventre de Maria,ai nasceu Deus em um corpo de carne e recebendo um nome,que nome Deus recebeu?Jesus,então quando Jesus disse para batizar em nome do pai do filho e do espírito santo estava dizendo que o nome seria Jesus correto?
  • Agora vamos ver como foi o primeiro batismo e como os discípulos obedecerão a ordem dada pelo Sr.Jesus,pois eles não poderiam errar nesse ponto,pois se errassem estaria tudo perdido e toda a raça humana estaria sem salvação.
  • Atos 2:36-40,Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
    E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
    E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
    Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
    E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
    Observe bem ai como Pedro e os discípulos batizaram,não foi,pai filho e espírito santo mas em nome do pai ,filho e espírito santo,como determino o Sr.Jesus,pois é no nome que se deve ser salvo,é o nome de Jesus que tem poder para tirar os pecados das pessoas,pois pai filho e espírito santo não é nome,são títulos e ninguém pode ser salvo pelo titulo de alguém,pois tem que se invocar o nome do salvador,como diz a Bilbia o nome dado aos homens em que importa ser salvo e que esta acima de todos os nomes,e que  não tem outro nome nem no céu nem na terra e nem debaixo da terra que seremos salvos.
  • Mas alguém poderá dizer que é melhor obedecer a Jesus do que  Pedro,então se alguém dizer isso esta dizendo que Jesus errou em ao dizer para Pedro, Mateus 16:16-19 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
    E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bém-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
    Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
    E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
  • Veja ai a quem Jesus deu as chaves do céu,para Pedro e disse que o que ele ligar ta ligado e o que desligar ta desligado certo?e quando Pedro pegou a chave da revelação de quem era Jesus e qual o nome da salvação,Pedro abriu o céu e quando efetuou o primeiro batismo deu a conhecer o nome em que as pessoas entrariam ao reino de Deus. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo,em que nome temos o perdão de nossos pecados?a Bilbia diz através de Pedro em que Jesus coloco as chaves do reino de Deus e mandou que ele doutrinasse as ovelhas de Jesus,durante muito tempo Jesus preparou Pedro para funda a sua igreja e tudo o que Pedro dissesse seria a forma de ser salvo pois Pedro seria e é o fundamento da igreja do Sr.Jesus,veja quando Jesus estava preparando Pedro neste cap da bíblia , João 21:14-17 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
    E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
    Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
    Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.Note ai que Jesus comissiono a Pedro para cuidar das ovelhas que é a igreja do Sr.Jesus ,então quem era a pessoa que seria o fundamento da igreja?se Jesus escolheu Pedro e Pedro disse que teria que ser batizado em nome de Jesus,porque as igreja batizam em nome do Pai do filho e do Espírito Santo.essa mudança da verdade para a mentira ocorreu no ano 300 depois de cristo quando o rei papa Constantino mudou vários textos da Bilbia e desde ai trocaram a verdade de Jesus pela verdade de um homem maliguino,houve um concilio que foi o concilio de Nicéia,você pode verificar na historia.
  • E Pedro que foi o fundador da igreja Cristã ,coloco o fundamento e quando em atos dos apóstolos ele  fez o primeiro batismo ai nasceu a verdadeira igreja do Sr.Jesus,e os outros apóstolos fizeram do mesmo jeito,o apostolo Paulo por ex:batizou em nome de Jesus e outros veja em atos 19, E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
    Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
    Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
    Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
    E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.nunca na historia da igreja alguém foi batizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo,a verdadeira igreja sempre batizou em nome de Jesus.
  • Podemos ver em toda Biblia referencias em que no nome de Jesus é que todo ser humano pode ser salvo.
  • Romanos 10:4-13
  • Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
    Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
    Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. )
    Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
    Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
    Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
    Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
    Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
    Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
    Filipenses 2:6-11
    Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
    Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
    E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
    Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
    Colossenses 1:12-20
  • Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
    O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
    O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
    E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
  • Colossenses 3:16,17
    E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
    Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
    E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
    A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
    E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
    2 Pedro 3:14-18
  • E para finalizar leiamos em 2ª de Pedro, Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.
    E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
    Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender,
    que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
    Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
    Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
  • 1 João 2:19-24
  • Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
    E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.
    Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
    Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
    Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
    Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
    Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
    E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.
    Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.
    Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
    Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.
    Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.
  • Peço ao Sr.Jesus que nos ajude e abra o nosso entendimento e as escrituras,e que tenha compaixão de todos que queiram realmente serem salvos.temos que voltar para a palavra de Deus,Deus não aceita boas intenções ele aceita o que ele determino pela sua palavra,a intenção verdadeira esta em cumprir a sua palavra o nome de nosso Deus é SENHOR JESUS CRISTO,fora disso é invenção dos homens,tenha cuidado meus irmãos e amigos leiam a Bíblia e acreditem em Jesus a historia foi manipulada para nos afastar de Jesus,mas ele prometeu que estaria conosco até o fim do mundo e neste tempo final ele enviou a sua mensagem de advertência para nos.cuidado com falsos Pastores e falsas religiões a única saída é voltar para a palavra pura do Sr.Jesus Amém.
  • Visite o site .www.despertaceara.com.br/www.cder.com.br/www.carpa.com
  • Estudos sobre a segunda vinda de Cristo mensagens e apostilas inteiramente grátis,ou

    cel.98815-4060(Barreto)

  • Aviso.caso queria saber mas claramente e pessoalmente nos ligue e iremos até você.sem nem um custo.Pois Jesus disse de graça recebei e de graça daí.